Redes sociais e outros meios de comunicação, amigos e colegas de escola, celebridades e ídolos infantojuvenis… Qual você diria que é a maior influência na vida de uma criança? De acordo com pesquisadores da Universidade de Montreal, em se tratando de comportamento sexual, 45% dos adolescentes de 14 a 17 anos consideram que seus pais são seu principal modelo [1]. Contrariando as expectativas de muitos, esse trabalho também mostrou que menos de 1/3 (32%) deles se orientam pelas amizades, e apenas 15% se inspiram em celebridades.

Além disso, estudos mostram que, até os 25 anos, a maior influência na vida de uma pessoa é um relacionamento marcado por amor e proximidade com seu pai [2].

No entanto, os pais muitas vezes parecem subestimar seu papel e o impacto que têm sobre a vida das crianças. Isso porque menos de 15% deles falam sobre temas importantes como a sexualidade com seus filhos [3]. “Grande parte dos pais tem negligenciado sua responsabilidade. Ao invés de orientarem seus filhos, têm deixado que outras crianças e que as diferentes mídias sejam as principais fontes de informação sobre sexualidade para seus filhos” [4].

Pode até parecer que não, mas os filhos escutam seus pais. E não somente escutam, mas os observam. Pode ser difícil e até mesmo amedrontador, mas conversar sobre sexualidade, com naturalidade e amor, pode ser um dos maiores presentes que os pais podem dar a seus filhos.

Assuma o desafio. Mais amedrontador do que conversar com seus filhos sobre sexualidade é deixar que o aprendizado de crianças e adolescentes seja distorcido por meios ou indivíduos que podem trazer grandes prejuízos imediatos e futuros às opiniões e comportamentos das crianças.

Mais do que isso, não perca essa oportunidade: saber que a atenção de seus filhos está sobre os pais, dá-lhes o grande privilégio de orientá-los e serem ouvidos a respeito de algo tão maravilhoso e importante para sua vida, como a sexualidade.

*Texto traduzido e adaptado de “Who or what most influences your child’s behavior?”. De Josh e Dottie McDowell (2012), em “Straight talk with your kids about sex”.

O que você pode fazer?

Ser pai e educar filhos é um desafio e um grande privilégio. Saber que seus filhos têm sua atenção pode incentivar os pais a aproveitar oportunidades para ensiná-los e fortalecer seu relacionamento com eles. Compartilhe este texto, auxiliando a conscientizar mais pessoas sobre importância dos pais na vida das crianças.


Referências:

  1. SCIENCE DAILY. Teens look to parents more than friends for sexual role models. 2011. Disponível em:https://www.sciencedaily.com/releases/2011/06/110615120355.htm Acesso em: 12 de agosto de 2016.
  2. ROSENBERG, J.; WILCOX, W. The importance of fathers in the healthy development of children. 2006. Disponível em:http://www.childwelfare.gov/pubs/usermanuals/fatherhood/fatherhood.pdfAcesso em: 12 de agosto de 2016.
  3. WHITE, D. Take courage! Parents and dreaded conversation. 2008.
  4. KING, B. Discussions in the home about sex: different recollections by parents and children.

Para conhecer os dados mais recentes sobre hábitos no consumo de pornografia no Brasil, e as opiniões de especialistas no assunto, baixe nosso eBook gratuito.

Relacionados: