Eu não sei se você já passou por isso, mas, geralmente, passar por tentações nos leva a um dos seguintes panoramas: se caímos, nos sentimos como o pior dos pecadores. E, se resistimos, logo na sequência já nos deparamos com outra tentação: o orgulho.

Enfrentar tentações é inevitável.

David White, especialista na área de aconselhamento e sexualidade, diz que “liberdade não é ausência de tentações, mas a crescente capacidade de escolher fazer a vontade de Deus, movido pelo amor de Cristo, mesmo em meio a incontáveis tentações” [1].

Não há caminho fácil. Não há uma “pílula antitentações”. Mas há algo muito melhor: o amor de Cristo. Um amor que se revela também em sua Palavra, para nos ajudar a combater as tentações e viver em liberdade.

Diante de tentações, precisamos ser relembrados desse amor. E, para isso, separei 7 versículos bíblicos que sumarizam essa realidade. Neste texto, você confere os 3 primeiros, que nos revelam porque é tão difícil combater tentações. Na semana que vem, falarei sobre outros 4 versículos, que nos mostram como combatê-las.

Mt 5.48

“Sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu”.

Para começar, precisamos firmar os pés na realidade. As tentações nos enganam e abalam nossa capacidade de tomar decisões, nos induzindo a pensar que talvez o pecado não seja algo tão ruim assim, ou que possamos compensá-lo com algumas boas ações.

Mas Deus nos chama à perfeição.

Nosso problema não são falhas eventuais, mas uma total incapacidade de acertar.

Posta dessa forma, a lei de Deus pode nos esmagar, ao percebemos que não somos capazes de cumpri-la perfeitamente. Mas ela também nos lembra de que temos um perfeito Pai celeste, que sabe o que é melhor para nós. Sua vontade é perfeita para nós. E só Ele é perfeitamente capaz de nos mover nessa direção.

Jo 17.15

“Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno”.

Temos um chamado para viver a vontade de Deus, mas é tão difícil viver nesse caminho, não é verdade?

Isso acontece porque realmente temos dois grandes inimigos: um mundo caído – impactado pelo pecado, afastado de Deus, repleto de tentações – e o Maligno.

O mundo é tentador, mas note que, no texto de João 17.15, Jesus pede ao Pai celeste que não sejamos simplesmente tirados dele. Portanto, lutar contra a tentação não significa fechar-se em uma “bolha santa” e isolar-se do mundo. Afinal, além de isso nem mesmo ser possível, nós estamos no mundo com uma missão: enviados por Deus para que, unidos a Ele, o mundo creia no amor de Cristo (Jo 17.23).

E sobre o Maligno? Você já notou como é comum pendermos para um dos extremos? Ou fazemos pouco caso, ou supervalorizamos a ação do Diabo.

Precisamos compreender que, sim, ele é um inimigo perigoso, que “se disfarça de anjo de luz” (2Co 11.14) para nos induzir ao pecado.

Mas a Bíblia diz: “o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno” (2Ts 3.3).

Tg 1.14

“As pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos”.

Preste atenção: aqui está uma das questões mais importantes, para combatermos as tentações.

Muito facilmente, corremos o risco de fugir da responsabilidade, dizendo que a culpa por nossos pecados é do Diabo ou das circunstâncias.

Sim, nós somos tentados pelo Diabo e seus enganos, especialmente por aquilo que está no mundo, ao nosso redor. Mas a raiz do pecado está em nosso coração (Mt 15.19).

São nossos maus desejos que fazem o pecado parecer tão atrativo, e assim nos enganam e nos afastam da vontade de Deus. É por isso que a luta contra o pecado não pode se resumir a ler versículos bíblicos como se fossem um mantra. Na verdade, esses textos nos mostram que precisamos de um novo coração, e que essa é uma batalha de vida e morte.

Os inimigos são poderosos, as tentações são reais, e nada em nós faz crer que estejamos preparados para esse combate.

Precisamos desesperadamente de um salvador.

A boa notícia é que nós temos! Jesus venceu o mundo (Jo 16.33) e o Diabo (Hb 2.14), ao entregar seu puro e perfeito coração em nosso favor (Gl 1.4).

Ele nos livrou da culpa do pecado. Mas ele também está ao nosso lado para nos ajudar no combate às tentações. Como ele faz isso? É o que descobriremos na semana que vem! 😉

O que você pode fazer?

Tentações são reais, e inevitáveis. Você vai enfrentá-las. Mas lembre-se do que a Bíblia nos revela: o amor de Cristo é maior do que todas elas, e Ele está ao seu lado para que você possa combatê-las.

Compartilhe este texto para que mais pessoas conheçam essa realidade!

Responda nos comentários abaixo: qual tentação você tem tido maior dificuldade para enfrentar?


Referências:

  1. WHITE, D. Sexual sanity for men: small group resource. Greensboro: New Growth Press, 2012.

Para conhecer os dados mais recentes sobre hábitos no consumo de pornografia no Brasil, e as opiniões de especialistas no assunto, baixe nosso eBook gratuito.