Você passou o feriado de Carnaval em algum retiro, acampamento, congresso ou evento semelhante? Essa é a realidade para muitos cristãos e é bem provável que seja a sua também.

Nessas ocasiões, a gente geralmente vivencia dias incríveis de comunhão com Deus. Dias de entrega, de renovação e fortalecimento da fé… É possível até que você tenha orado especificamente para ser livrado da pornografia, e feito um novo propósito para lutar.

Mas, eis que chega a quarta-feira… Você volta para casa. Volta para aquela rotina. Para aquele ambiente… Para aquelas situações que comumente o levam a pecar.

Então, você se pergunta: “Será que é possível deixar aquela chama acesa?”. “Como manter a empolgação para lutar?”.

A verdade é que nesses eventos nós somos imersos em uma atmosfera que dificilmente conseguimos reproduzir em nosso dia-a-dia. Mas existem alguns detalhes essenciais que podem ser adaptados para a vida real e assim podem transformar significativamente a nossa disposição para o combate. Aqui estão 3 deles:

Precisamos de acompanhamento contínuo

No retiro, estávamos cercados por pessoas com um mesmo objetivo – com vontade de conhecer mais sobre Deus e viver o seu amor. Isso nos inspira e impulsiona a fazer o mesmo. Portanto, precisamos encontrar maneiras de trazer esse contexto para nosso cotidiano.

Buscar (1) uma igreja local bem embasada na Palavra de Deus e no amor ao próximo, (2) um pequeno grupo de cristãos com que você possa dividir as alegrias e desafios da vida, e (3) uma pessoa de confiança, que possa lhe acompanhar individualmente em sua caminhada… Essas são oportunidades que Deus nos dá para experimentar na prática a presença dEle, “onde dois ou três estiverem” (Mt 18.20).

Leia também: Antes de se abrir com alguém, aqui estão 5 coisas que você deve saber

Precisamos de uma vida “coram Deo

Deus faz de tudo para se fazer presente em nossa vida. Ele nos alcança e abençoa por meio de pessoas, mas também proporciona outros “meios” para isso, especialmente na Bíblia e na oração. Muitos cristãos também incluiriam os sacramentos nessa equação.

A verdade é que esses meios são elementos ou eventos que nos permitem sermos relembrados da boa notícia do Evangelho. No acampamento de Carnaval, essas práticas foram intensamente desenvolvidas e, portanto, o que precisamos é criar disciplinas para aplicá-las nos demais dias do ano.

Uma vida assim é uma vida “coram Deo”, ou seja, que procura estar sempre “diante de Deus”, ou “sob o olhar de Deus”. A Bíblia diz: “tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda”. Por causa de Jesus, podemos nos colocar diante do trono de Deus, e ali receber a graça de que tanto carecemos!

Precisamos de materiais de apoio

Nem sempre é fácil manter a disciplina para uma prática devocional, de estudos da Palavra, de oração, na busca por se colocar diante de Deus.

Mas, o que talvez você não tenha percebido, é que nos bons congressos tudo é muito bem pensado, e planejado com antecedência, para nos proporcionar essas experiências.

Então, a pergunta que surge é: “como implementar essa boa organização em meio à bagunça e correria de nossa vida?”.

Ótima pergunta! E a resposta é simples… É justamente por isso que existem tantos livros, vídeos, podcasts e outros recursos que nos ajudam nesse desafio. Basta uma rápida pesquisa na Internet e você vai encontrar algum material que lhe oriente e ajude em cada área ou aspecto da vida. As ferramentas estão à disposição; basta você se equipar!

O que você pode fazer?

Quando parecer difícil manter a empolgação, lembre-se do que Jesus disse a seus discípulos e diz a nós também: “tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). Ele já venceu a batalha, e está ao nosso lado em cada luta de nossa vida!

E, se você quer companhia para lutar, encontrar outros Guerreiros e Guerreiras que desejam viver diante de Deus, e ainda ganhar 2 eBooks gratuitos para equipá-lo para esse desafio, convido você a se juntar à Comunidade ‘O mal que eu não quero’. Basta deixar seu nome e email a seguir, e clicar em “enviar”:

Por fim, se você gostou deste texto, compartilhe, para que mais pessoas possam se juntar à nossa luta!